Home | oportunidades de carreira!
Login Candidato
clique aqui e REGISTE-SE em 30 segundos
A Carta de Apresentação

Quando está a concorrer a um emprego, é fundamental saber como fazer um currículo mas também como fazer uma carta de apresentação. Normalmente as pessoas fazem currículos muito detalhados, com experiências profissionais e académicas e isso é importante para dar ao possível empregador a informação necessária sobre as suas capacidades técnicas. Só que muitas vezes não faz uma verdadeira carta de apresentação a acompanhar o currículo. Esta é a peça fundamental para se apresentar e distinguir dos seus concorrentes ao posto de trabalho em questão.

Função da Carta de Apresentação
A função da carta de apresentação é completamente diferente do currículo. Deve colocar algo acerca da sua personalidade, mostrar as suas características pessoais para que o empregador analise se você se enquadra na cultura da empresa. Não deverá entrar em pormenores pessoais, mas sim como poderá ajudar a empresa com os seus saberes, experiência e capacidade. Este é o papel mais importante da carta de apresentação que é o sítio ideal para explicar porque a sua contratação trará mais valias à empresa. Indique os seus pontos fortes a trabalhar em grupo, a forma como encara os objectivos, as adversidades, a competição, o estresse, etc. "Venda-se" o melhor possível. Terá que defender tudo o que escreveu, cara a cara, durante a entrevista. Nesta fase, o objectivo passa por conseguir chegar à entrevista pessoal. Se abordar as suas "fraquezas" na carta de apresentação, não se esqueça de explicar em que é que afectaram a sua performance no passado e como ultrapassou os pontos negativos. A empresa deverá ficar certa de que as suas fraquezas não influenciarão o seu rendimento futuro de trabalho.

Formato da carta de apresentação
Uma carta de apresentação deverá ser uma folha A4, preenchida apenas num dos lados, para que o tamanho do documento não afaste a sua leitura. Lembre-se que o objectivo é aguçar o apetite para o empregador olhar para o seu currículo e o chamar para uma entrevista pessoal. Deverá validar os erros, e a gramática deverá ser formal, porque este é um documento profissional, onde não quererá empregar linguagem básica ou ainda pior, o calão. Pode parecer um pormenor insignificante, mas uma carta de apresentação para acompanhar o seu processo personaliza-o, poderá fazer a diferença, e dar-lhe a vantagem para conseguir o emprego.

Boa sorte!

Home Voltar ao Topo da página
Copyright © 2015 APESPE RH. All rights reserved.