Home | oportunidades de carreira!
Login Candidato
clique aqui e REGISTE-SE em 30 segundos
Formação e Consultoria

Formação

Estudos e projectos nos formatos Intra-Empresa, Inter-empresa, team building, e-learning, on-job training intervenção de forma integrada nos domínios da gestão do ciclo de formação, designadamente, diagnóstico de necessidades, concepção e planeamento, organização e acompanhamento, avaliação da eficácia e ainda auditoria da formação e Coaching. Construção de itinerários pedagógicos, concepção e desenvolvimento de material didáctico-pedagógico. Assessoria e apoio às empresas e organizações na elaboração de candidaturas aos fundos comunitários.

 

Glossário de Formação


Programação Neuro-Linguística (PNL) - Estudo da forma como pensamos e experienciamos a realidade. Programação: termo informático que sugere que podemos eliminar, instalar ou reforçar o nosso "software mental" mudando, assim, a forma como pensamos e, consequentemente, a forma como agimos.Neuro: refere-se ao sistema nervoso, à forma como processamos a informação através dos cinco sentidos. Linguística: capacidade de utilizar uma linguagem verbal e não verbal para comunicar interna e externamente; codificar, organizar e atribuir significado às nossas representações internas do mundo.

Reciclagem - Processo formativo orientado para a actualização de competências e/ou skills de uma determinada população alvo, originado por desenvolvimentos e/ou adaptações de tecnologias ou know-how.

Reconversão - Processo formativo orientado para a mudança de carreira profissional, que associa o seu desenvolvimento à aquisição de novas competências.

Responsável da Formação - Titular da função encarregue da elaboração,realização e controlo de aplicação do plano de formação, animação e coordenação da acção dos membros da equipa e ligação com o conjunto dos responsáveis dos serviços utilizadores da formação.

ROI (Return on Investment) – Avaliação comparativa entre os investimentos em formação e os benefícios dos resultados da mesma para a empresa. Medida economico-financeira dos resultados creditáveis de formação e desenvolvimento de pessoas.

Trainees - Jovens que, em geral, frequentam o ensino superior ou são recém-licenciados e, após a aquisição de conhecimentos, ocupam posições técnicas relacionadas com a sua aprendizagem.

Transferência da Formação – Aplicação da formação no desempenho quotidiano da actividade.

Validação da Formação - Processo que visa confirmar se a realização de uma dada acção de formação está efectivamente a contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores nas suas funções.

Workshop - Treino em grupo de acordo com a técnica e temática dominadas pelo formador.

 

Mais Glossário

Legislação da Formação

Certificação das Entidades Formadoras

O novo Sistema de Certificação de Entidades Formadoras, regulamentado pela Portaria nº 851/2010 de 6 de Setembro consagrado na Resolução do Conselho de Ministros nº 173/2007, de 7 de Novembro que aprova a Reforma da Formação Profissional e no Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro que estabelece o Sistema Nacional de Qualificações, é o sucessor do Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras que vigorou durante treze anos.

 

Validade dos certificados de Aptidão PedagógicaPortaria 994/2010

Novo Enquadramento para a Formação e Certificação de FormadoresPortaria 214/2011

Selo de Empresa QualificantePortaria 537/2010 de 19 de Julho

Modelo do Certificado do Modelo de Formação ProfissionalPortaria 474/2010 de 8 de Julho

Modelo de Caderna Individual de CompetênciasPortaria 475/2010 de 8 de Julho

 

Em Discussão Pública Pública:

- Projecto NP 4512:2012 (complementa informação da 851/2010 da DGERT)- Novo Regime das Entidades Formadoras.

 

Consultoria

Estudos, projectos e Consultadoria, nomeadamente nas seguintes áreas:

Recrutamento e Selecção, executive search, out placement, estratégia empresarial, clima organizacional, organização e gestão de recursos humanos modelos e gestão de carreiras, políticas retributivas, estratégias de desenvolvimento de recursos humanos, projectos de internacionalização, gestãodo talento e liderança, implementação de processos de análise de competencias, de desempenho e software especializado na gestão de activos humanos.

Actualmente não existe Legislação Laboral específica para a actividade da Consultoria sendo esta regulada pela Lei geral do Trabalho.

Lei 7/ 2009 de 12 de Fevereiro

(Código do Trabalho)

 

Home Voltar ao Topo da página
Copyright © 2015 APESPE RH. All rights reserved.